o projeto

Bordar os Sonhos é um projeto de bordado contemporâneo que desde julho de 2013 acontece no bairro de Sussuarana em Salvador. 

Inicialmente financiado pelo Edital Calendário das Artes, essa iniciativa reúne 20 mulheres que se encontram para compartilhar histórias e criar imagens de suas memórias, de seus cotidianos e, principalmente, de seus sonhos. Essas imagens são construídas pela técnica do bordado livre.



Essa idéia nasce a partir de um questionamento sobre os critérios que definem e e separam a arte do artesanato. O uso e a contemplação são os dois conceitos utilizados pelo escritor mexicano Otávio Paz para pensar essa relação. Paz posiciona o artesanato no centro de uma balança que pesa a beleza e a utilidade, a arte e a tecnologia.

Bordar é um código de comunicação feminina que na contemporaneidade ganha tatus de arte, pois, artistas apropriam-se da técnica para construir suas imagens e narrativas, mas, contraditoriamente, a beleza dessa técnica artesanal esta justamente na sua utilidade.

"Até poucos anos atrás, era comum pensar que o artesanato estava fadado a desaparecer, substituído pela produção industrial. Hoje, todavia, é justamente o contrário que esta acontecendo: artefatos feitos à mão estão agora desempenhando um papel considerável no mercado mundial" - Otávio Paz

Ainda em novembro de 2013, o grupo cria a campanha "SONHE", que consistiu na venda de pequenos bordados com renda revestida para o financiamento da publicação de um pequeno livro/catálogo sobre o projeto, suas participantes e seus bordados.






Realizamos uma linda exposição de bordados originais, construídos com muita dedicação e expectativa, em abril de 2014 no Espaço Xisto, em novembro de 2014 no foyer da Biblioteca Pública do Estado da Bahia.

O projeto idealizado pela arte-educadora e ilustradora Flávia Bomfim, sonha em seguir com passos próprios, para tanto, o grupo inicia a caminhada com a campanha "Borde também a sua idéia", que consiste em reproduzir, com a técnica do bordado livre, imagens ou palavras solicitadas por encomenda.

Para adquirir o livro/catálogo, publicado em parceria com a editora Movimento Contínuo, escreva para o e-mail: movicontinuo@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário